Sonhos e Visões

                                                              – Sonhos e Visões –

A profecia de Joel 2.28, prenunciava na antiga aliança o que aconteceria nos nossos dias, o cumprimento dessa palavra se da com o derramamento do Espirito conforme vemos em Atos 2.1-4, mas o que me chama atenção é o processo de visualização por que quer seja no sonho ou na visão o processamento da imagem está intrínseco.

E visão (processo de captação de imagens) e entendimento (processo de discernimento do que foi captado) apesar de estarem entrelaçados são processos distintos.

E Deus está interessado que tenhamos não só a visão certa mas a interpretação correta das coisas…

E ele perguntou a vários profetas: “o que vês?”…

Jeremias viu uma vara de (Jr 1.11) no inicio do seu ministério prefigurando que assim como a figueira é a primeira a florescer Deus é o primeiro a cuidar com que a sua palavra se cumpra, e isso lhe era imprescindível uma vez que ele profetizaria palavras de juízo contra o rei e o povo.

Mais a frente ele vê figos uns muito bons outros muito ruins (Jr 24.3)

O profeta Ezequiel é questionado diante de um cemitério a céu aberto se havia possibilidade de vida à aqueles ossos sequíssimos (Ezequiel 37).

O profeta Amós diante da apatia espiritual do povo também é questionado por Deus acerca do que ele via, e esse viu um prumo, que apontava para aquilo que o Eterno faria que era alinhar o seu povo ao proposito! (Amós 7.8).

O mesmo acontece com o profeta Zacarias ele tem uma visão do castiçal de ouro que aponta para obra do Espirito (Zacarias 4.2).

Deus pergunta aos profetas o que eles estavam vendo não que ele não soubesse do que se tratava ele pergunta para mostra a eles a perspectiva deles e mais do que isso ele sempre trazia o real significado por trás daquilo que estava sendo visto…

Interessante é que ver e entender caminham lado a lado, Jesus censura os discípulos após ele explicar um fato/evento e eles não acompanharem o entendimento mesmo tendo visto o fato (Marcos 8.17-18).

Aliando isso ao mover profético predito para o nosso tempo, compreendemos que seremos inspirados por Deus a gerar imagens e interpretar o seu real significado.

A palavra diz em provérbios 23.7a “Como você imaginou assim é”.  O processo da imagem não é algo que será, se tornará, passará a ser, Não! O versículo é claro imaginou, É! Não passa a ser é!

Deus fez o mesmo com o patriarca Abraão, o Senhor manda que ele conte estrelas se assim fosse a ele possível (Gn 15.5) e o texto bíblico diz que após ele ouvir isso ele creu (Gn 15.6), Nós não temos nenhum indicio bíblico que Abraão acatou tal ordem apenas que ao ouvi-la ele acreditou e seus questionamentos quanto ao seu herdeiro cessou.

Porque? A continuação do texto traz uma informação preciosíssima, a palavra diz que o sol ainda nem posto estava logo ainda era dia! (Gn 15.12).

Quando Abraão ouviu Deus manda-lo contar estrelas de dia, logo ele compreendeu que assim como as estrelas estão lá ainda mesmo que não consigamos vê-las durante o dia assim era a sua descendência mesmo que ele não estivesse vendo aqui na terra, ela já existia no céu!

Eu creio que esse é o tempo de ver o invisível, de ser inspirado por Deus a ver e compreender bem o que foi visto, ainda só exista na sua mente já É!

Eu profetizo que você vai sonhar, ter visões e mais do que isso cumpri-las estabelece-las porque Deus não inspira ninguém a sonhar o que não pode relizar!

Publicado por LucianoTimoteo

Ensino a você: Quem você é, O que você tem e Para que foi chamado em Cristo!